Locais de aparição

 

 

 

 

CRUZ AZUL
Localizada ao pé do monte Podbro. Quando no início das aparições a polícia havia proibido a subida ao Podbro, os videntes passavam ao acaso por ali, quando Ela lhes apareceu. Os videntes rezaram e cantaram enquanto os policiais, à sua procura, passavam por perto sem perceber a sua presença como se fossem cegos e surdos. Desde aquele dia, Nossa Senhora freqüentemente aparecia-lhes naquele lugar. Alguém depois erigiu uma cruz e a pintou de azul marcando o local.

 

 

 


MONTE PODBRO
Mesmo com a proibição de subir à colina, a partir de 12 de agosto de 1981, os videntes e pequenos grupos, na calada da noite, driblavam o sistema de segurança e subiam, em silêncio, às escondidas. Depois dos encontros noturnos em alguma casa, onde rezavam, cantavam e conversavam, vinha, de repente, a idéia: Vamos lá em cima? Ao chegar lá, rezavam e Nossa Senhora vinha. Estava mais alegre que durante o dia e ficava com eles mais demoradamente.
Os peregrinos que vão a Mediugórie costumam subir à Colina todas as noites, mesmo sem a presença dos videntes.

IGREJA DE SÃO TIAGO
Na torre esquerda e no coro da Igreja de São Tiago, ns primeiros anos das aparições, Nossa Senhora costumava aparecer.  Um dia, Nossa Senhora apareceu a Iakov e pediu-lhe que fosse até à Igreja levando uma mensagem para todos, pois a Missa estava terminando. Iakov desejava cumprir imediatamente a missão que Nossa Senhora lhe dera, mas não podia, pois o policial estava diante de sua casa, segurando uma arma. Transcorridos alguns momentos, ele pôde ver que o policial cochilava. O vidente pulou a janela e saiu correndo. Sua casa fica a um quilômetro e meio da Igreja. Na fuga, o policial acordou e chamou os outros guardas que vigiavam as casas dos outros videntes. O garoto conseguiu despistar os policiais e logo chegou à Igreja.
Pe. Iozo sentiu que alguém puxava sua alva: era o pequeno Iakov que lhe falou ter uma mensagem de Nossa Senhora para dizer a todas as pessoas ali presentes. Ele estava descalço. Pe. Iozo colocou-o sobre o altar, deu-lhe o microfone e ele disse: "Nossa Senhora quer que se reze o Rosário". As pessoas não ouviram a sua voz, e sim a de Nossa Senhora. Todos, emocionados, levantaram o terço e começaram a rezar. As pessoas choravam, a Igreja toda chorava, viam-se muitos terços em suas mãos. Pe. Jozo rezava com os fiéis.
Durante a reza do Rosário, Nossa Senhora apareceu na Igreja. Entrou pela porta principal, aproximou-se do altar. Todos A viram, com os pés apoiados em uma nuvem. As pessoas, emocionadas, bateram palmas pela sua presença, e assim saudaram Nossa Senhora. Ela falou com eles, com a mesma voz com que pouco antes o pequeno Iakov transmitira a mensagem. Nossa Senhora abençoou tudo, o povo, todos os presentes e toda a Igreja; depois repetiu: Rezem todos os dias assim. A partir daquele dia, o Rosário completo é rezado diariamente na Igreja de Mediugórie.

 

 

 

 

MONTANHA DA CRUZ - KRIZEVAC

Altíssima cruz de concreto erigida em 1933 pelos habitantes de Medjugorje em comemoração aos 19 séculos da morte e ressurreição de Jesus Cristo e em agradecimento por tudo que Deus fizera à gente daquele local. Contam os habitantes de Medjugorje que a cada ano fortes temporais causavam grandes estragos nas plantações então o pároco de Medjugorje orientou os fiéis a construirem a Cruz e pedir ao Senhor que os livrasse daqueles flagelos. Conta-se que após a construção da Cruz, nunca mais perderam suas lavouras. Em 30 de agosto de 1984 Nossa Senhora falou sobre a sua construção: "Também a Cruz do monte Krizevac fazia parte dos desígnios de Deus, quando vocês a construiram. Particularmente neste dia (festa da exaltação da Santa Cruz), subam ao monte e rezem diante da cruz. Preciso da oraçao de vocês." Em dezembro de 1981 o vidente  Ivan pergunta se era realmente Ela que aparece ao pé da cruz: "Sim. é verdade. Em quase todos os dias eu estou ao pé da cruz. Meu filho carregou-a. Sofreu na cruz e, por ela Ele salvou o mundo. Todos os dias peço a Meu Filho que perdoe os pecados do mundo"

ENTRE OS VINHEDOS
 

Os videntes perguntaram a Nossa Senhora sobre uma grande luz que três moças viram no caminho, quando voltavam da missa para casa. Dentro da luz elas viram 15 pessoas: "É um fenômeno sobrenatural. Eu estava entre os santos."